Romênia encontra possíveis fragmentos de drone após ataque da Rússia na Ucrânia
11/11/2025
(Foto: Reprodução) Possíveis fragmentos de drones são encontrados na Romênia após ataque
A Romênia encontrou possíveis fragmentos de drone em seu território após um ataque russo durante a noite contra portos ucranianos no rio Danúbio, informou o Ministério da Defesa nesta terça-feira (11).
Segundo o órgão, os objetos foram encontrados a 5km de sua fronteira com a Ucrânia.
O país informou ainda que, por conta das condições climáticas, não conseguiu enviar caças à região. A população da área foi alertada para buscar abrigo.
Fragmento de possível drone russo encontrado na Polônia em setembro de 2025
Reprodução/TV Globo
Essa não seria a primeira vez em que a Romênia é afetada pelo conflito. Em setembro, o Ministério da Defesa acionou jatos de combate depois que um drone violou o espaço aéreo do país durante um ataque russo a alvos ucranianos perto da fronteira. (Saiba mais no vídeo abaixo).
Na época, o Ministro da Defesa romeno, Ionut Mosteanu, disse que os pilotos de F-16 chegaram perto de abater o drone enquanto ele voava muito baixo, antes de deixar o espaço aéreo nacional em direção à Ucrânia.
Legisladores romenos aprovaram uma lei no início deste ano que permite ao exército abater drones que violem ilegalmente o espaço aéreo romeno em tempos de paz, com base nos níveis de ameaça e nos riscos à vida humana e à propriedade, mas o projeto ainda não teve todas as regras de aplicação aprovadas.
Outros países afetados
Policiais e militares poloneses inspecinam destroços de drone, abatido por caças, em Wohyń, na Polônia, em 10 de setembro de 2025.
Rafal Niedzielski/AP
Também em setembro, a Polônia acusou a Rússia de violar seu espaço aéreo com drones e invocou o Artigo 4 da Constituição da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O artigo determina a abertura de uma fase de consultas entre os países membros da Otan para uma ação conjunta em resposta a alguma invasão a um dos integrantes da aliança — caso da Polônia.
Dias depois, a Estônia também acusou a Rússia de invadir seu espaço aéreo com 3 jatos de combate.
Segundo o governo estoniano, "três caças MiG-31 da Federação Russa entraram no espaço aéreo da Estônia sem permissão e nele permaneceram por um total de 12 minutos".
Na Dinamarca, dois aeroportos chegaram a ser fechados devido à presença de drones suspeitos no espaço aéreo.