Pesquisa da Univasf analisou comportamento do adubo líquido em areia lavada
15/09/2025
(Foto: Reprodução) Plantas foram cultivadas em areia, ambiente pobre de nutrientes, para uma melhor avaliação dos resultados
Acervo/Tecniferti/Seiva
O estudo realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que comprova a eficiência dos fertilizantes líquidos está demonstrando o que os produtores já vinham observando no campo. A inquietação que levou à pesquisa, quando o aumento dos preços dos fertilizantes químicos tradicionais gerou uma onda de curiosidade sobre os fertilizantes líquidos produzidos pela Tecniferti e distribuída pela Seiva do Vale entre os produtores do Vale do São Francisco.
O professor Ítalo Cavalcante, do Colegiado de Engenharia Agronômica da Univasf, começou a ser questionado sobre a eficiência dos produtos.
O principal questionamento era justamente porque as doses recomendadas são muito menores do que o praticado com os adubos químicos tradicionais. A partir dessa inquietação, ele decidiu aprofundar sua pesquisa, visando não apenas responder a essas perguntas, mas também entender o potencial dos fertilizantes líquidos.
O experimento está sendo realizado, desde o início, em condições controladas com substrato de areia lavada, o que permite que os pesquisadores analisem dados precisos, já que o solo não foi exposto anteriormente a outras formas de adubação. Segundo os pesquisadores, a estratégia fornece evidências da eficiência superior dos fertilizantes líquidos em comparação aos tradicionais.
A compatibilidade dos fertilizantes líquidos com os sistemas de irrigação também representa um grande avanço. Ao minimizar o risco de obstrução dos emissores, o manejo se torna mais simples e a eficiência de aplicação, maximizada. Esse fator isoladamente, já reduz o custo total de adubação para os agricultores.