Morte de cunhado do jogador Antony no Grande Recife: o que se sabe e o que falta esclarecer
31/08/2025
(Foto: Reprodução) Eduardo José Ananias da Silva, cunhado do jogador Antony, foi assassinado na casa onde morava, no Grande Recife
Reprodução/Instagram
A Polícia Civil prendeu, nesta semana, um homem suspeito de matar Eduardo José Ananias da Silva, encontrado morto no dia 25 de junho na casa onde morava, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A vítima era um cunhado do jogador de futebol Antony Santos, atacante da Seleção Brasileira e do clube inglês Manchester United.
Confira, nesta reportagem, o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso:
Quem era a vítima e como o crime aconteceu?
Quem é o suspeito preso e qual era a relação entre ele e a vítima?
Onde e quando o homem foi detido?
O que diz a polícia?
Quem era a vítima e como o crime aconteceu?
Eduardo José Ananias da Silva tinha 43 anos e era irmão de Rosilenny Xavier, esposa de Antony. Ele foi encontrado morto, no dia 25 de junho, na casa onde morava, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Segundo o boletim de ocorrência, ao qual o g1 teve acesso, a família relatou à polícia que, no momento em que o corpo foi localizado, o imóvel estava trancado, sem sinais de arrombamento. Inicialmente, o caso foi registrado como morte a esclarecer.
No entanto, o laudo toxicológico realizado pela perícia concluiu que Eduardo foi intoxicado com a substância chamada Terbufós, um dos inseticidas presentes na composição de veneno para ratos, conhecido como chumbinho, confirmando a prática de homicídio.
O documento também aponta que o corpo se encontrava em avançado estado de decomposição, enrolado em lençóis e com uma toalha sobre a boca.
Alguns dias depois, os parentes perceberam que alguns objetos tinham sumido da residência e comunicaram a polícia. Entre os pertences da vítima que haviam desaparecido, estavam um iPhone 15, relógios avaliados em aproximadamente R$ 10 mil e vários tênis de marca, além da chave e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) da motocicleta da vítima.
No dia 1º de agosto, data de aniversário de Eduardo, Rosilenny Xavier fez uma declaração para o irmão em postagem publicada em seu perfil no Instagram. No texto, ela descreveu Eduardo como o menino da gargalhada mais alta que conhecia.
Quando você partiu, irmão, o meu mundo desmoronou. É estranho perceber que as rotinas seguem, as pessoas sorriem nas ruas, enquanto aqui dentro tudo continua em ruínas. Não importa o tempo que passe, essa saudade só muda de forma, escreveu.
Eduardo José Ananias da Silva era irmão de Rosilenny Xavier, esposa do jogador de futebol Antony Santos
Reprodução/Instagram
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Quem é o suspeito preso e qual a relação entre ele e a vítima?
O homem preso foi identificado como Glaicon José dos Santos Feitosa, de 43 anos. Segundo informações apuradas pelo g1, eles se conheceram cerca de três meses antes do crime e se tornaram amigos.
A investigação aponta que Glaicon foi a última pessoa vista com a vítima. Os dois estiveram juntos numa academia de musculação e, depois, numa festa de pagode na noite de 22 de junho, três dias antes de o corpo de Eduardo ser encontrado.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Onde e quando o homem foi detido?
Polícia prende homem suspeito de matar cunhado do jogador Antony da seleção brasileira
Glaicon foi preso na quinta-feira (28), em cumprimento a um mandado de prisão por homicídio qualificado (veja vídeo acima). No momento em que foi encontrado pela polícia, ele estava na empresa onde trabalhava como operador de máquinas, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
Na operação, realizada pela Delegacia de Piedade, os agentes também cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão.
Conforme apontam as investigações, Glaicon passou a apresentar alguns comportamentos que levaram suspeita. Ele teria perguntado em grupos de WhatsApp se havia câmeras de segurança na casa ou nos arredores e se as pessoas sabiam como a vítima havia morrido.
O g1 não conseguiu entrar em contato com a defesa de Glaicon José dos Santos Feitosa até a última atualização desta reportagem.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
O que diz a polícia?
Procurada pelo g1, a Polícia Civil informou, por meio de nota, que o caso é investigado pela 22ª Delegacia de Circunscrição, em Piedade, e que cumpriu um mandado de prisão e um de busca e apreensão.
A corporação disse, ainda, que, após a prisão, o suspeito ficou à disposição da Justiça. O g1 procurou o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para saber o resultado da audiência de custódia, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias