Juliana Paes é coroada Rainha de Bateria da Viradouro
31/08/2025
(Foto: Reprodução) Juliana Paes é coroada Rainha de Bateria da Viradouro
Juliana Paes foi coroada Rainha de Bateria da Unidos do Viradouro. A festa começou na noite deste sábado (30) e avançou pela madrugada deste domingo (31), em uma quadra lotada.
É a 2ª passagem da atriz pela Vermelha e Branca de Niterói — a musa ocupou o posto entre 2004 e 2008.
A atriz subiu ao palco ao som de “Pediu pra Pará, parou! Com a Viradouro, eu vou... Pro Círio de Nazaré”, justamente seu carnaval de estreia como majestade, há 21 anos.
Presidente da agremiação, Marcelinho Calil disse que o retorno dela foi um desejo de Mestre Ciça, homenageado no enredo de 2026.
“A sua vinda aqui, antes de tudo, é desejo do homenageado, do mestre de bateria. E quis o destino que também fosse o nosso desejo. Então foi tudo muito simples de resolver e a gente precisava do seu ‘sim’. E a Juliana não hesitou um segundo em falar ‘estou dentro!’”, narrou Calil.
“A rainha está de volta! Essa casa já te pertence, sempre te pertenceu. Você é daqui é desse chão, não só desse bairro, como também desse chão dessa escola”, disse.
“Esse reencontro demorou muito para acontecer, mas a gente acredita que Deus tem tempo para tudo, então esse era o exato momento”, prosseguiu.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Juliana Paes e Mestre Ciça: rainha e homenageado da Viradouro para 2026
Anderson Bordê/AgNews
Juliana emocionada
Tão logo subiu no palco, antes mesmo de ser coroada, Juliana não conseguiu segurar as lágrimas.
“Deixa eu ver se eu lembro do que programei para falar, porque eu juro por Deus que eu não estava esperando a quadra lotada tão desse jeito, tão bonita”, declarou.
“Eu sempre estou presente nos desfiles da Viradouro. Talvez vocês não me vejam porque muitas das vezes, nos últimos anos, eu estive escondidinha em algum camarote, em algum cantinho, mas alguns componentes da escola sempre me veem e falam: ‘Volta! Volta!’”, prosseguiu.
“Nesse último ano, passou uma coisa na minha cabeça. Sabe aquele ‘cuidado com o que você deseja que pode virar realidade’? Eu pensei: ‘Taí, eu nunca fiz uma despedida da Viradouro’. Porque o último ano em que eu desfilei [2008], eu não sabia que seria o último ano, então não teve uma despedida”, continuou.
“Eu tinha acabado de saber que o Ciça ia ser o enredo de 2026, eu estava muito feliz. Achei genial — porque esse cara é gênio, vocês sabem disso — sendo homenageado, sendo enredo da escola.”
“Só que daí ele me liga. ‘Juliana, eu queria que você estivesse comigo, no meu ano’. Eu falei: ‘Claro que eu vou estar’. Eu realmente não hesitei. ‘É óbvio, eu vou estar. É só me falar, eu vou estar lá’. Mas aí ele: ‘Não, você não entendeu. Eu quero que você esteja na bateria!’”
“Eu gelei, fiquei muito nervosa, como eu estou agora, com a boca seca, com a perna tremendo... eu falei: ‘Eu vou.’ Eu não sei como eu vou fazer. Eu não sei mais se eu sei sambar do mesmo jeito! Eu vou me esforçar ao máximo para tal altura desse convite pelo Ciça.”
“O meu coração é só gratidão. O Ciça sempre foi como se fosse um pai para mim, um irmão, um amigo”, lembrou. “Eu morava sozinha aqui no Barreto, e a quadra dessa escola era o lugar onde eu vinha ver os meus amigos, onde eu não me sentia sozinha. Então eu estou aqui de novo! Eu amo vocês, Viradouro. Eu amo você, Ciça!”, encerrou.
Juliana Paes é coroada Rainha de Bateria da Viradouro
Anderson Bordê/AgNews
Juliana Paes e Mestre Ciça: rainha e homenageado da Viradouro para 2026
Anderson Bordê/AgNews
Saiba como é calculada a data do carnaval